quarta-feira, 27 de agosto de 2008

GLOSSOLÁLIA


GLOSSOLÁLIA É A CAPACIDADE DE FALAR LÍNGUAS ESTRANHAS OU ESTRANGEIRAS. EM TRÊS CÍRCULOS DE SOCIEDADE PODE MANIFESTAR-SE ESTE PODER: NA IGREJA, NOS CULTOS PAGÃOS E EM PESSOAS COMUNS DA SOCIEDADE, PORÉM, COM RARIDADE. O FENÔMENO DA GLOSSOLÁLIA ESTÁ LIGADO DIRETAMENTE COM O RELACIONAMENTO DO CRENTE COM O ESPÍRITO SANTO.



PRIMEIRAMENTE QUANDO RECEBEMOS A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO EVIDENCIADA NO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO ONDE O CRENTE FALA "línguas estranahas", NA SEQUENCIA EXISTE TAMBÉM A PROMESSA DOS DONS E ENTRE ESTES O DE " variedade de línguas".



CULTO PENTECOSTAL




QUANDO O CRENTE FALA LÍNGUAS SOBRENATURALMENTE EL FAZ USO DE 2 TIPOS DE IDIOMA: OS IDIOMAS DA TERRA ( ATOS 2.4-11), NESTE CASO A PESSOA PODE, SEM TER CONHECIMENTO ALGUM, DAR MENSAGEM EM QUALQUER IDIOMA VIVO COMO INGLÊS, FRANCÊS, ÁRABE, ALEMÃO, RUSSO, JAPONÊS, BEM COMO EM LÍNGUAS MORTAS COMO: ARAMAICO, HEBRAICO ANTIGO, GREGO KOINÉ. EM CASOS COMO ESTE, GERALMENTE ESTA PRESENTE ALGUÉM QUE INTERPRETA NATURALMENTE, POR TER CONHECIMENTO DESTA LÍNGUA.


O SEGUNDO TIPO DE LÍNGUA SERIA UMA ESPÉCIE DE IDIOMA QUE OS ESPÍRITOS USAM QUANDO ESTÃO FALANDO PELO CORPO. É BOM QUE SE DIGA QUE OS ESPÍRITOS ESTÃO NA QUARTA DIMENSÃO ELES COMUNICAM-SE POR TELEPATIA. PORTANTO AQUELAS PALAVRAS QUE PARECEM EMBOLADAS E SEM SENTIDO QUE O CRENTE FALA QUANDO ORAM EM LÍNGUAS, ELA É PERFEITAMENTE ENTENDIDA POR DEUS,. PELOS DEMÔNIOS E PELOS ESPÍRITOS DOS HOMENS.

QUANDO PAULO, EM I CORINTIOS 14.2 REFERE-SE QUE "o que fala em língua estranha não fala aos homens senão a Deus." O AUTOR QUE DIZER QUE O ENTENDIMENTO DO HOMEM NÃO SABE O SIGNIFICADO. ENTRETANTO O ESPÍRITO SANTO PODE ABRIR O CANAL DO ESPÍRITO E A MENTE (alma) E A PESSOA MESMO OU OUTRA DA IGREJA PODE RECEBER A INTERPRETAÇÃO ( I CORINTIOS 14.13). É IMPORTANTE NOTAR QUE NESTES CASOS NÃO SE TRATA DE "tradução", MAS DE "interpretação" ( I CORINTIOS 12.10). POIS TRADUZIR É TOMAR UMA PALAVRA EM UM IDIOMA E DAR SEU SIGNIFICADO CORRESPONDENTE EM OUTRO IDIOMA. COMO A BÍBLIA TAMBÉM DIZ 'dos anjos" ( I CORINTIOS 13.1). AS PALAVRAS NÃO TEM CORRESPONDENTE NAS LÍNGUAS DA TERRA. UMA PALAVRA NA LÍNGUA DO ESPÍRITO PODE SIMPLESMENTE SIGNIFICAR TODAS AS PALAVRAS DO DICIONÁRIO.


COMO VEMOS, O FENÔMENO DE LÍNGUAS PODE ESTAR LIGADO AO CÍRCULO DA IGREJA. MAS TAMBÉM PODE ESTAR LIGADO COM PESSOAS COMUNS DA SOCIEDADE QUE NÃO TEM NENHUM VÍNCULO RELIGIOSO.


É COMUM NO CULTO PENTECOSTAL, O FALAR EM LINGUAS ESTRANHAS

PESSOAS HIPNOTIZADAS AO SEREM SUGESTIONADAS A FALAR EM LÍNGUAS ESTRANAHS, FALAM UMAS COM AS OUTRAS E TODAS SE ENTEDIAM. ESTA EXPERIÊNCIA PODE SER COMPROVADA POR TODOS OS BRASILEIROS EM DEZEMBRO DE 1993 QUANDO UM URUGUAIO MESTRE EM HIPNOTISMO, DEU DEMONSTRAÇÃO EM TOPDOS OS PROGRAMAS DE TELEVISÃO. NA CALIFORNIA, UMA MENINA RECEBEU UM GOLPE NA CABEÇA E PELO EFEITO DO GOLPE PRINCIPIOU A FALAR CHINÊS.


EM 1993, EM BUDAPESTE, UMA MOÇA CHAMADA IRIS ESTAVA A BEIRA DA MORTE, INCLUSIVE CHEGOU A PERDER A RESPIRAÇÃO. QUANDO VOLTOU AO NORMAL E FOI CURADA COMEÇOU A FALAR PERFEITAMENTE O ESPANHOL, APESAR DELA AFIRMAR QUE SE TRATAVA DO ESPÍRITO DE UMA TAL DE LUCIA QUE HAVIA VIVIDO EM MADRID E QUE AGORA ESTAVA ENCARNADA NELA..


OS PARAPSICÓLOGOS DO C.N.E. DO C.I. DE I. P. DE BUDAPESTE APÓS RIGOROSAS INVESTIGAÇÕES DIRIGIDAS PELO PROFESSOR ROTHY, COMPROVOU-SE QUE SE TRATAVA DE UMA APREDIZAGEM TOTALMENTE INCONSCIENTE DA LÍNGUA ESPANHOLA, SOBRETUDO A PARTIR DA CONVIVÊNCIA, QUANDO AINDA BEM CRIANÇA COM UMA EMPREGADA ESPANHOLA. ENTRETANTO NÃO SERIA DE ESTRANHAR SE NESTE ÚLTIMO CASO A FONTE PROCEDENTE FOSSE UM DEMÔNIO, DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE AS CONCLUSÕES ESPÍRITAS E DA MAIORIA DOS PARAPSICÓLOGOS, DESCONHECEM QUASE INTEIRAMENTE A AÇÃO DE SATANÁS NESTE MUNDO.


EM 1990 OUVI DA PRÓPRIA BOCA DO TEÓLOGO ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, DIRETOR DA FACUDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS DO MINISTÉRIO DE SANTOS CONTAR UM CASO OCORRIDO COM ELE MESMO QUE EXEMPLIFICA A AÇÃO DOS DEMÔNIOS.

CERTA NOITE O PASTOR ANTONIO CARLOS FOI DE CARRO ATÉ UMA FESTA DE UMA FAMÍLIA EVANGÉLICA A FIM DE BUSCAR A SUA ESPOSA HELENA MARIA, QUANDO CHEGOU LÁ, LOGO FOI SOLICITADO PARA FAZER UMA ORAÇÃO DE ENCERRAMENTO DAQUELA FESTA.

QUANDO PRINCIPIOU A ORAR UM CONVIDADO QUE ERA ESPÍRITA COMEÇOU A FALAR LÍNGUAS ESTRANHAS, E NA EUFORIA TODOS OS DEAMIS CRENTES TAMBÉM COMEÇARAM A FALAR LÍNGUAS ESTRANHAS. TOMADO POR UM IMPULSO SOBRENATURAL PROVINDO DO ESPÍRITO SANTO, ANTONIO CARLOS REPREENDEU O ESPÍRITO QUE FALAVA POR AQUELE HOMEM QUE AUTOMATICAMENTE CAIU AO CHÃO POSSESSO.

APÓS EXPULSAR O DEMÔNIO, FOI ENTÃO, QUE ANTONIO CARLOS FICOU SABENDO QUE AQUELE INDIVÍDUO TRATAVA-SE DE UM ESPÍRITA. PORTANTO DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE SE A PESSOA NÃO FOR EVANGÉLICA E ELA FALAR LÍNGUAS ESTRANHAS PODE-SE TRATAR DE UM DEMÔNIO QUE ESTEJA INSPIRANDO-A.

6 comentários:

Heresias disse...

seu estudo eh bem tedencioso, se o pentecostal fala em linguas, eh do espirito santo, ams se outros falam eh de satanas ou por aprendizado no sub-conciente.

O fato que biblicamente a manisfestacao dos dons de linguas eram em linguas HUMANAS e nao angelicais ou esperituais(ja que os cristao nem mesmo acreditava em vida apos a morte). Todos os casos conhecidos na biblia de alguem falando em linguas estranhas, eram em idioma humano, basta ver em pentecostes, quando na primeira vez os apostolos e demais cristao ficaram cheios de espirito santo e comecarama falar em linguas estranhas, os visitantes de outros paises, gregos, romanos, arabes e etc ENTENDIAM A MENSAGEM CADA UM NO SEU IDIOMA, mostrando que o que se manisfestava ai era linguas HUMANAS e nao linguas angelicais ou espirituais.

Azul disse...

Então como ficaria este texto em 1 CO 14:2 "Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios".

Bom, a Bíblia diz: NINGUÉM o ENTENDE.

Quem fala em espírito fala MISTÉRIOS.


Versículo 4 "O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo"

Que eu saiba língua humana não edifica ninguém. Eu por exemplo estudo a alguns anos Inglês e não me sinto edificado por ela. É apenas outro idioma....

Acho que não preciso explicar mais nada.

Anônimo disse...

Fico pensando se vale realmente apena perder tempo com um tema tão batido, já que maior que tudo isso é a presença Salvadora de Jesus Cristo. Se falar línguas fosse realmente importante o Apóstolo Paulo teria feito a recomendação de tal coisa, mas ao contrário disto ele mesmo diz no livro de Coríntios que é melhor falar cinco palavras para o entendimento do que dez mil palavras em outras línguas. Então não sei porque ainda perder tempo com isso, e além disso o Selo da Promessa é o ESPIRITO SANTO DE DEUS e não o falar em "LÍNGUAS". Valeu!!!

Anônimo disse...

Todos os casos de línguas estranhas registrados na bíblia, não passam de línguas terrestres. O fato de Paulo falar em I aos corintios que "ninguém o entende", não significa que seja línguas como essas faladas por ai, e o significado disso, acredito eu, é que, qualquer idioma desconhecido da terra que uma pessoa falar e não interpretar no momento em que Deus concede, vem a ser uma língua que ninguém entende, é por isso que o apostolo Paulo diz também: "Ore para que interprete". Todavia, muitos ignoram todo o contexto. E como interpretar uma língua como as faladas pelas igreja? No contexto geral, os dons do Espirito de Deus, são usados para fins de evangelismo, como as línguas faladas pelos apóstolos no pentecostes, foram ouvidas por todos os povos das nações estrangeiras e eles entenderam que falavam do reino de Deus. E para encerrar, o apostolo também diz no capitulo 14 que: " se com a linguagem não se exprimir com palavras inteligíveis, como se compreenderá o que dizeis?"

Benilton disse...

O assunto é serio mas vai aqui meu comentário: O amor(segundo a Bíblia)é o maior de todos os dons...e ainda recomenda que vivamos O amor porém não recomenda que falemos em línguas.

Henrique>Jeová Shamá disse...

Quando a bíblia nos fala a respeito de "linguas",ela nos diz respeito ao batismo no Espirito Santo.Haja vista que muitos não conprendem seu verdadeiro significado. quando leio Lucas 8.10,Compriendo isso.
Aprendi e defendo isto!

"Contudo,prefiro falar na igreja cinco palavras com meu entendimento,para instruir outros,a falar dez mil palavras em OUTRA LINGUA".
1 Cor. Cap.14 ver. 19
Bem,vamos traçar um paralelo apartir desse ponto;
no versículo 4 ("o que fala OUTRA LINGUA a si mesmo se edifica,mas o que profetiza edifica a igreja")
Paulo diz que OUTRA LINGUA a "estranha" te edifica ao falar.Mas quando ele fala no 5("Eu quisera que vós todos falásseis em OUTRAS LINGUAS;muito mais,porém, que profetizásseis;pois quem profetiza é superior ao que fala em outras linguas, salvo se as interpretrar,para que a igreja receba edificação") que prefere que falássemos em OUTRAS LINGUAS,nos dar a entender que ele nos adverte à usar o dom de "Variedade de Linguas", (cap. 12 ver. 10.)

Bem queridos,não sou um exper,nem um Teólogo,etc.
Mas isso que falei à vós outros,aprendi apenas lendo e pedindo à DEUS o entendimento,e por misericórdia de do Grande DEUS alcancei a mesma. e aconselho a todos que quando lerem a bíblia, procurem o "discernimento de Espíritos"(que é um dos 9 dons do Espírito).
se quiserem conhecer mais a respeito do Espírito Santo e/ou seus dons e frutos.
LEIA A BÍBLIA Diariamente.

Fiquem na Paz de Cristo!!

Reflitam: Provérbios Cap. 26 Ver. 20-28.