quarta-feira, 27 de agosto de 2008

HIPNOSE



HIPNOTISMO



PODEMOS RESUMIR TUDO O QUE SE SABE SOBRE HIPNOTISMO NAS PALAVRAS DO DOUTOR FERNANDO CHAIJ QUE EM SEU LIVRO Forças Misterioras que atuamsobre a mente humana" DISSE O SEGUINTE:


"os renomaods estudiosos de hipnose concordam que a ciência ainda não sabe muito a respeito do verdadeiro estado da pessoa hipnotizada. As diferenças nas definições e explanações apresentadas pelos especialistas sobre o assunto deixa isto claro. Os que usam a hipnose, embora possam ser profissioanis e cinetnista, trabalahmcom forças que não compreendem."



APESAR DE SABERMOS O QUE PODE ACONTECER QUANDO ALGUÉM ESTA HIPNOTIZADA E O QUE ELA PODE FAZER DEPOIS DE VOLTAR AO ESTADO DE CONSCIÊNCIA, A MAIOR BARREIRA CIENTÍFICA DA HIPNOSE É COMO FUNCIONA O MECANISMO DA HIPNOSE E QUE FORÇA MISTERIORA PRODUZ O ESTADO HIPNÓTICO. AO LONGO DA HISTÓRIA FORAM FORMULADAS DIVERSAS HIPÓTESES AS QUAIS CITAREMOS PARA MELHOR JULGAMENTO SOBRE A QUESTÃO.





































1 - TEORIA DO MAGNETISMO























O PRIMEIRO A TENTAR EXPLICAR O HIPNOSTISMO FOI NESMER ( 1734-1815). BASEANDO-SE NOS FENÔMENOS JÁ BEM CONHECIDOS DO IMÃ - QUE ATRAI PEDACINHOS DE FERRO - MESMER COMPAROU AS FORÇAS PSÍQUICAS AO MAGNESTISMO, CHAMANDO-AS DE MAGNESTISMO ANMAL.












2 - TEORIA DO MONOIDEISMO






FOI INTRODUZIDA PELO MÉDICO JAMES BRAID ( 1795-1860) . EXPLICOU O HIPNOSTISMO DIZENDO QUE SE DÁ UMA CONCENTRAÇÃO MENTAL NO PACIENTE.























3 - TEORIA DE JOHN HM BENNET























ESTA DATA DE 1851. A HIPNOSE É CARACTERIZADA POR MODIFICAÇÕES QUE SE PRDUZEM NAS FIBRAS NERVOSAS DA SUBSTÂNCIA BRANCA DA PARTE CEREBRAL CHAMADA LOBOS CEREBRAIS. PSICOLOGICAMENTE FALANDO, ESSAS MODIFICAÇÕES CORRESPONDE A UMA ILUSÃO MENTAL SENSORIAL.























4 - TEORIA DA ESCOLA DE PARIS







A FAMOSA ESCOLA DE PSIQUIATRIA DE PARIS, A QUE ESTÁ LIGADO O NOME DO CÉLEBRE DR. CHARCOT, ACHAVA QUE ENTRE HISTERIA E HIPNOSE EXISTEM ÍNTIMAS LIGACOES. CHARCOT DIVIDIU OS FENÔMENOS HIPNÓTICOS EM TRÊS ESTADOS: LETARGIA, CATALEPSIA E SONAMBULISMO.











5 - TEORIA DA ANEMIA CEREBRAL

















FOI HEIDENHAIN QUEM INTRODUZIU, EM 1980, A TEORIA DE QUE A HIPNOSE É DEVIDA A UMA ANEMIA DAS CÉLULAS DO CÉREBRO. MAS ESTE CIENTISTA MUDOU DE OPINIÃO VÁRIAS VEZES. CHEGOU FINALMENTE À CONCLUSÃO DE QUE O INDIVÍDUO É UM AUTÔMATO QUE IMITA OS MOVIMENTOS FEITOS EM SUA FRENTE.










NAO RECOMENDAMOS TRATAMENTO COM HIPNOSE





6 - TEORIA DA ESCOLA DE NANCY



A ESCOLA DE NANCY ( LIÉBEAULT, BERNHEIN E OUTROS) INTRODUZIU A CHAMADA LEI DE IDEODINAMISMO. DIZ QUE EM NADA O SONON NATURAL DIFERE DO SONO ARTIFICIAL OU HIPNÓTICO. A HIPNOSE DEPENDE DE UMA PROPRIEDADE CEREBRAL, A APTIDÃO EM RECEBER OU EVOCAR IDÉIAS. TODA IDÉIA QUE SE SUGERE AO CÉREBRO TENDE A SE TORNAR UM ATO.










7 - TEORIA PSICANALÍTICA



FREUD, INICIALMENTE SE INTERESSOU PELO HIPNOTISMO, MAS LOGO ABANDONOU ESSE RAMO DOS ESTUDOS PSICOLÓGICOS PORQUE VERIFICOU QUE NEM TODA PESSOA ERA HIPNOTIZÁVEL. MAIS TARDE, OS PSICANALISTAS VOLTARAM AO ASSUNTO, EXPLCANDO A HIPNOSE NA BASE DAS IDÉIAS FREUDIANAS.


ATÉ FREUD, QUIZ EXPLICAR A HIPNOSE






ASSIM, DIZEM QUE O HIPNOTIZADOR REPRESENTAR A IMAGEM DO PAI OU DA MÃE, E QUE A HIPNOSE CONSTOTUI UMA EVOLUÇÃO INFANTIL DAS RELAÇÕES MASOQUISTAS ERÓTICAS PARA COM OS PAIS. OS PSICANALISTAS FALAM EM HIPNOSE PATERNA E HIPNOSE MATERNA. A CAPACIDADE DO INDIVÍDUO SER HIPNOTIZADO DEPENDE DA INTENSIDADE DA TRANSFERÊNCIA.




8 - TEORIA DO COMPORTAMENTO DIRIGIDO



DATA DE 1941. SEU AUTOR É WHITE. DIZ QUE O COMPORTAMENTO HIPNÓTICO É UM ESFORÇO DIRIGIDO, QUE TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL O COMPORTAR-SE A PESSOA HIPNOTIZADA DE ACORDO COM O QUE O OPERADOR DEFINE E COM O QUE ESSA PESSOA ENTENDE.



9 - TEORIA DO DESEMPENHO DO PAPEL



É DE AUTORIA DE SARBIN. A HIPNOSE É UMA FORMA ESPECIAL DO COMPORTAMENTO SOCIOPSICOLÓGICO CONHECIDA COMO " desempenho do papel" . ISTO É, NA EXPERIMENTAÇÃO HIPNÓTICA O INDIVÍDUO SE ESFORÇA POR DESEMPENHAR O PAPEL DE UMA PESSOA HIPNOTIZADA. ISSO POREM, DEPENDE DE PELO MENOS TRÊS FATORES: A MOTIVAÇÃO FAVORÁVEL, A EXATA PERCEPÇÃO DO PAPEL E A APTIDÃO PARA O PAPEL. ASSIM, A HIPNOSE SERIA SEMELHANTE À REPRESENTAÇÃO TEATRAL.



10 - TEORIA REFLEXOGENA



ESTA TEORIA SE FUNDAMENTA NA TEORIA DOS REFLEXOS, INTRODUZIDA POR PAVLOV. DE ACORDO COM ELA, DURANTE A HIPNOSE OCORRE A DIMINUIÇÃO DO TÔNUS POSTIVIO DA CÓRTEX CEREBRAL, DEVIDO À INIBIÇÃO DIFUSA. QUANDO A UM PONTO DA CÓRTEX CEREBRAL DIRIGE-SE UMA ORDEM VERBAL, POR EXEMPLO, ESSA ORDEM OU ESTÍMULO CONCENTRA O PROCESSO DE EXCITAÇÃO NO PONTO CORRESPONDENTE E É ACOMPANHADA EM FORMA IMEDIATA PELA INDUÇÃO NEGATIVA. ESTAS, GRAÇAS A POUCA RESISTENCIA QUE ENCONTRA, PROPAGA-SE POR TODA A CORTEX.



11 - TEORIA DO ATIVISMO




MEARS CRIOU UMA TEORIA FUNDAMENTADA NO ATIVISMO. DIZ QUE A CAPACIDADE DO HOMEM PENSAR LOGICAMENTE É UMA FUNÇÃO EVOLUTIVAMENTE RECENTE. NO HOMEM PRIMITIVO, AS IDÉIAS ERA CONSTITUIDAS POR MECANISMOS MAIS RUDIMENTARES. ENTÃO A SUGESTÃO ERA O PROCESSO FUNDAMENTAL DE VIDA INTELECTUAL, O MÉTODO MENTAL PRIMITIVO.



QUANTO À HIPNOSE, ELA É UM RETORNO A UMA FORMA MAIS PRIMITIVA DE FUNCIONAMENTO MENTAL DA QUAL A SUGESTÃO DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL. POR OUTRAS PALAVRAS, A HIPNOSE É UMA REGRESSÃO A ESTÁGIO EVOLUTIVO PRIMITIVO OU ATÁVICO.





12 - TEORIA DA PSICOPLASIA





LERNER EXPLICA A HIPNOSE ATRAVÉS DO CONCEITO DA PSICOPLASIA. PARTE DA IMPORTANCIA DO FATOR MUSCULAR NA ATIVIDADE PENSANTE. ENTENDE-SE POR PSICOPLASIA O CONJUNTO DAS ALTERAÇÕES ORGÂNCAS QUE DECORREM DA ATIVIDADE PSÍQUICA. À PSICOPLASIA ABRANGE VÁRIOS SETORES OU ESFERAS, COMO A ESFERA DA VONTADE ( OU VOLOPLASIA), A ESFERA INTELECTUAL ( OU IDEOPLASIA). A SUGESTÃO É O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E ACEITAÇÃO TOTAL DE UMA IDÉIA, O QUE DETERMINA UMA MODIFICAÇÃO PSICOPLÁSICA DO INDIVÍDUO, ISTO É, UMA ALTERAÇÃO PSICOSSOMÁTICA GLOBAL COM LOCALIZAÇÕES ESPECÍFICAS MAIS ACENTUADAS SEGUNDO A IDÉIA SUGERIDA E ACEITA.





13 - TEORIA ELETROFISIOLÓGICA



O AUTOR, ROBERTS, EXPLICA SIMPLESMENTE A HIPNOSE PROFUNDA OU TOTAL ( HIPNOSE SONAMBÚLICA) COMO SENDO DECORRENTE DE UM BLOQUEIO QUE SE ESTABELECE ENTRE A FORMAÇÃO RETICULAR DO TRONCO CEREBRAL E AS VIAS NEURAIS COORDENADAS, SENSORIAS, ETC... PENSA ROBERTS QUE AS ONDAS DELTAS, DO RITMO CEREBRAL, ESTÃO IMPLICADAS NESTE PROCESSO.



14 - TEORIA PSICOSSOMÁTICA



OS MÉDICOS QUE ADOTAM A TEORIA PSICOSSOMÁTICA PARTEM DA SEGUINTE OBSERVAÇÃO: QUANDO SE CONSIDERA O TRANSE COMO UMA EXPERIÊNCIA INTERPESSOAL ISSO NÃO PODE EXPLICAR AS EXTRAORDINÁRIAS MANIFESTAÇÕES FISIOLÓGICAS CRIADAS OU PROVOCADAS PELA HIPNOSE. ASSIM, DIZEM ESSES ESTUDIOSOS, A HIPNOSE NÃO SE PODE EXPLICAR INVOCANDO QUER UMA TEORIA PURAMENTE PSICOLÓGICA, COM EXCLUSÃO DA PSICOLOGIA.



A HIPNOSE, POR CONSEGUINTE, É CONSIDERADA COMO SENDO UMA REAÇÃO PSICOSSOMÁTICA COMPLEXA, QUER DIZER, NELA INTERFEREM OU INTERVEM FENÔMENOS TANTOS FISIOLÓGICOS (MATERIAIS) QUANTO PSICOLÓGICOS ( IMATERIAIS, OU ESPIRITUAIS, OU ANÍMICOS). DURANTE A HIPNOSE OCORRE UMA SUSPENSÃO OU INIBIÇÃO DOS MAIS ALTOS CENTROS DA CÓRTEX CEREBRAL, E COM ISSO DIMINUI A SENSAÇÃO DE REALIDADE QUE O INDIVIDUO TEM NORMALMENTE. SUSPENDE-SE TAMBÉM OS CONTROLES REPRESSIVOS ORDINÁRIOS.



POR OUTRO LADO, É DIFÍCIL EXPLICAR CIENTIFICAMENTE O QUE SE PASSA NO CAMPO PSICOLÓGICO DA HIPNOSE.



15 - TEORIA DE MYERS



MYERS, CIENTISTA INGLÊS DO FIM DO´SÉCULO XIX, APRESENTOU A IDÉIA DE QE A HIPNOSE DEPENDE DO FATO DE EXISTIR EM NOSSA MENTE, ALÉM DA CONSCIÊNCIA NORMAL, UMA CORRENTE SUBLIMAR, OU SUBCONSCIENTE. É COMO SE DISSESSEMOS QUE O HOMEM TEM DUAS INTELIGÊNCIAS; UMA , A DA VIGÍIA, A OUTRA, A DO TRANSE, OU SONO HIPNÓTICO. A CONSCIÊNCIA SUBLIMAR É A HIPNÓTICA.





16 - TEORIA DA DISSOCIAÇÃO



PIERRE JANET E MORTON PRINCE SÃO OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DESTA TEORIA. DURANTE A HIPNOSE, O CONSCIENTE SEPARA-SE DO SUBCONSCIENTE. ENQUANTO O PRIMEIRO VAI SENDO SUPRIMIDO POUCO A POUCO, O SUBCONSCIENTE VAI AFLORANDO À SUPERFÍCIE.



NESTE GRUPO TAMBÉM SE PODE COLOCAR OUTRA TEORIA, A DE EXCLUSÃO PSÍQUICA RELATIVA, DE RHODES. ESTA TEORIA AFIRMA QUE CADA PESSOA POSSUI DUAS MENTES ( A MENTE OBJETIVA E MENTE SUBJETIVA). A MENTE OBJETIVA PODE RACIONICAR ( OPERAÇÕES INTELECTUAIS DE INDUÇÃO E DEDUÇÃO). A MENTE SUBJETIVA NÃO PODE INDUZIR, SOMENTE DEDUZIR.





17 TEORIA DA SUGESTIBILIDADE AUMENTADA



VEN PELLT INTRODUZIU A IDÉIA DE QUE A HIPNOSE É UMA CONCENTRAÇÃO MENTAL DURANTE A QUAL APARECE UM ESTADO DE SUGESTABILIDADE AUMENTADA. QUANDO ESTAOS EM VIGÍLIA, QUER DIZER, ACORDADOS, OS PENSAMENTOS E AS IDÉIAS SUGERIDSA DILUEM-SE, SISSOLVEM-SE, DESMANCHAM-SE EM MILHARES DE OUTROS PENSAMENTOS. MAS, DURANTE O SONO HIPNÓTICO, OS PENSAMENTOS SÃO FILTRADOS, ISTO É, SÃO REMOVIDOS, E ENTÃO A NOSSA MENTE É CAPAZ DE CONVERGIR SUAS FORÇAS DE MANEIRA A SE CONCENTRAR NAS SUGESTÕES RECEBIDAS DO HIPNOTIZADOR. ISTO TUDO PODE SER INCLUSIVE ALCANÇADO ATRAVÉS DA AUTO-HIPNOSE.



18 - TEORIA DE VOLGYESI



A HIPNOSE SE ENCONTRA EM ESTADO POR ASSIM DIZER " arcaico". OS CAMPOS ESPIRITUAIS DA CÓRTEX CEREBRAL FICAM DESLIGADOS EM PARTE OU TOTALMENTE. A FUNÇÃO DA REGIÃO CENTRAL DO CÉREBRO DA PESSOA HIPNOTIZADA FICA SUSPENSA E SUA CONSCIÊNCIA INDIVIUDAL BEM COMO SUAS FUNÇÕES DE VONTADE SÃO SUBSTITUÍDAS PELA REGIÃO FRONTAL DO CERÉBRO DO HIPNOTIZADOR.



ESTA TEORIA AFIRMA TAMBÉM QUE AS EXCITAÇÕES NA CÓRTEX CEREBRAL QUE TEM MAIOR OU MENOR IRRADIAÇÃO, PRODUZEM SONO OU HIPNOSE PARCIAIS NÃO SÓ NO TRANSE HIPNÓTICO COMO DURANTE TODA A VIDA. QUER DIZER, A HIPNOSE É UM ESTADO DE CONSCIÊNCIA REDUZIDA APARENTADO COM AS INIBIÇÕES INTERNAS E COM O SONO NORMAL. SUA CAUSA É A DESCONEXÃO ENTRE ALGUMAS REGIÕES CEREBRAIS.



19 - TEORIA DE P. DAS



A HIPNOSE É UMA FORMA DE CONDICIONAMENTO E UM ESTADO DE INIBIÇÃO. O AUTOR FILIA-SE `A CORRENTE INAUGURADA PELA TEORIA REFLEXÓGENA, DE PLAVOV. P. DAS PROCUROU RESTAURAR A TEORIA DE PAVLOV DIZENDO QUE ESTA FOI MAL INTERPRETADA. PALVOL, DIZ ELE, NÃO AFIRMOU QUE O SONO É IDÊNTICO `A HIPNOSE.



A HIPNOSE É UM ESTADO DE INIBIÇÃO INTERMEDIARIO ENTRE A VIGILIA E O SONO. AQUELA CONFUSÃO GEROU UMA DUPLA SÉRIE DE TEORIAS: PRO UM LADO, AS TEORIAS QUE AFIRMAR IDENTIDADE ENTRE SONO E HIPNOSE; POR OUTRO, AS TEORIAS QUE AFIRMAR IDENTIDADE ENTRE VIGÍLIA E HIPNOSE.



A HIPNOSE, EXPLICA P. DAS, DEPENDE DE UMA SENSIBILIDADE A QUAL CONSISTE NA CAPACIDADE DE O INDIVÍDUO APRENDER A DESENVOLVER UM ESTADO DE INIBIÇÃO CORTICAL PARCIAL.



CONCLUSÃO



RESUMINDO TUDO I QUE LEMOS SOBRE A HIPNOSE DEVEMOS DIZER QUE A PRINCÍPIO A HIPNOSE FAZ A MENTE DESLIGAR-SE E O ESPÍRITO AFLORAR-SE. CREMOS QUE CERTOS DETALHES DAS TEORIAS CITADSA TEM FUNDAMENTO TAIS COMO:



A -HÁ UMA CONCENTRAÇÃO MENTAL NO PACIENTE



B - EXISTE ESTÁGIOS DE HIPNOTISMO



C -HÁ UMA TRANSFERÊNCIA DE IDÉIAS FIXADA NO PACIENTE



D -É DIMINUÍDA A SENSAÇÃO DA REALIDADE



E - A HIPNOSE SEPARA A ALMA DO ESPÍRITO



F - O HIPNOTIZADO FICA EM UM ESTADO INTERMEDIÁRIO ENTRE O SONO E A VIGÍLIA.



A HIPNOSE É ETICAMENTE ERRADO PORQUE A PESSOA HIPNOTIZADA ENTREGA O SEU SER MAIS PROFUNDO ( O ESPÍRITO) ) NAS MÃOS DE UM HOMEM QUE DEPENDENDO DO ESTÁGIO HIPNÓTICO, TODO O SEU SER FICA A MERCÊ DO HIPNOTIZADOR.



A HIPNOSE É ETICAMENTE ERRADO PORQUE DESOBEDECE A ORDEM ESTABELECIDA POR DEUS QUE MANDA O HOMEM ENTREGAR A SUA VONTADE A DEUS E PROCURAR FAZER A VONTADE DO SENHOR.



A HIPNOSE É ETICAMENTE ERRADO PORQUE VIOLA O MAIOR ATRIBUTO DOS SERES CRIADOS DE ORDEM SUPERIOR QUE É O LIVRE ARBÍTRIO. NINGUÉM DEVE SUBMETER CONSCIENTEMENTE A SUA VONTADE PARA OUTRO FAZER O QUE LHE BEM PARECER.





AO QUE PARECE EXISTE TRÊS TIPOS DE FORÇAS CAPAZES DE HIPNOTIZAR:



1 - OS DEMÔNOS: ELES PODEM SUBJGAR FACILMENTE O ESPÍRITO DA PESSOA DE MENTE SUGESTIONAVEIS E VUNERÁVEIS.



2 - O ESPIRITO DO HOMEM: HÁ PESSOA COM GRANDE PODER DE INDUÇÃO E SUGESTÃO, ESTES PODEM EXERCER UMA FORÇA SOBRE OS ESPÍRITOS MAIS FRACOS.



3 - DEUS: SOBRE A HIPNOSE TER PROCEDÊNCIA NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO O NUMERO É REDUZIDO E ESTA LIGADO A CASOS QUE OCORREM NA IGREJA QUANDO CERTOS PREGADORES COM UNÇÃO ESPECIAL FAZ PESSOAS DIRMIREM QUANDO IMPÕE AS MÃOS.



ALGUMAS VEZES EU AO IMPOR AS MÃOS EM SERVOS , ESTES DORMIRAM AUTOMATICAMENTE. NESTES CASOS DEUS REALIZA ALGUMAS INTERVENÇÕES NA VIDA DA PESSOA EM ESTADO DE SONO. QUANTO AS EVIDÊNCIAS DE DEUS PROVOCAR UM "um sono especial" VEJA :




GENESIS 2.21
¶ Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;





GENESIS 15.12-15
¶ E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele.
Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,
Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado




I SAMUEL 26.12
Tomou, pois, Davi a lança e a bilha de água, da cabeceira de Saul, e foram-se; e ninguém houve que o visse, nem que o advertisse, nem que acordasse; porque todos estavam dormindo, porque da parte do SENHOR havia caído sobre eles um profundo sono.







Um comentário:

Leonardo Wrobel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.